All 4 Food - Conectar, Observar, Impactar e Inovar
Nesta página, você tem acesso a todas as publicações que os membros do All 4 Food desenvolveram, onde é possível acessá-las através dos links próximos as informações de cada documento.
Analysis of the community
supported agriculture model in
Brazil from the point of view of
the transaction cost economic
Por: ROTOLI, L, U. M.; SCALCO, A. R. ; SANTINI PIGATTO, G.A.
DRd – Desenvolvimento Regional em Debate, v. 11, p. 48-70-70, 2021.
http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/2779/1578
Perception of Quality Attributes in
Short Agri-food Chains
Por: SCALCO, A. R. ; GANGA, G. M. D. ; OLIVEIRA, S. C. ; PIAO, R. S ; PIGATTO, G ; MACHADO, J. G. C. F.
International Journal on Food System Dynamics, v. 12, p. 108-124, 2021.
http://centmapress.ilb.uni-bonn.de/ojs/index.php/fsd/article/view/79/1019
Shaping the sustainable supply chain of organic milk in Brazil
Por: Piao, Roberta de Castro Souza; Saes, Maria Sylvia Macchione; Silva, Vivian Lara; Bronzatto, Fernanda Bassetto.
Journal of Cleaner Production, v. 297, p. 126688, 2021.
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0959652621009082?via%3Dihub
Green Growth and Agriculture in Brazil
Por: Piao, Roberta de Castro Souza; Silva, Vivian Lara; Aguila, I. N.; Jiménez, J. B.
Sustainability, v. 1, p. 12-25, 2021.
Social Drivers In Food Technology
Por: Silva, Vivian Lara.
1. ed. Zurique: Springer, 2021. v. 1. 83p.
Governance and sustainability of certified cocoa production
systems in Brazil
Por: SANTINI PIGATTO, G.A.; LOURENZANI, A. E.
B.S.; SCHIAVI, S. M.A.; ESTIVAL, K. G. S.
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 16, p. 136-152, 2020.
https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5355
The Brazilians’ sensorial perceptions for novel food – cookies with insect protein
Por: LUCCHESE-CHEUNG, T; AGUIAR, L.A. KLUWE de; SPERS, E.E.; LIMA, L.M. De.
Journal of insects as food and feed, v. 7, n. 3, p. 287-299, 2020.
Efeito do COVID-19 na intenção de compra de carne bovina certificada
Por: QUEVEDO-SILVA, F.; LUCCHESE-CHEUNG, T; SPERS, E.E.; ALVES, F. A.; ALMEIDA, R. G. de.
XXIIISemeAd – Seminários em Administração, 2020,
online. Anais do XXIII SemeAd. São Paulo: FEA USP, p. 1-15, 2020. ISSN 2177-3866
https://login.semead.com.br/23semead/anais/arquivos/2095.pdf
Assessing global changing food patterns: A country-level analysis on the consumption of food products with health and wellness claims
Por: Nunes, Rubens; Silva, Vivian Lara; Kasemodel, Márcia G.; Polizer, Yana Jorge; Saes, Maria Sylvia Macchione;
Fávaro-Trindade, Carmen Sílvia.
Journal of Cleaner Production, v. 1, p. 121613, 2020.
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0959652620316607
Governança no desenvolvimento sustentável na Amazônia: arquiteturas institucionais e cadeias de sociobiodiversidade
Por: Makishi, Fausto; Veiga, J.P.C.; Zacareli, M.A. ; Silva, Vivian Lara; Savastano Jr., Holmer.
Revista Amazônia, Organizações e Sustentabilidade, v. 9, p. 7-26, 2020.
http://revistas.unama.br/index.php/aos/article/view/535/pdf_1
Information asymmetry: the case of cattle supply transaction in Brazil
Por: DE OLIVEIRA, G.M.; CUNHA, C. F.; CALEMAN, S. M. D. Q.; MAIA, R. L. G
British Food Journal, 2019.
https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/BFJ-01-2019-0041/full/html
Marketing social e ambiental e sua relação com as certificações e selos socioambientais
Por: FRANÇA, I.K.M. MORAES, C. S. B.; GAVIRA, M.O.; CUNHA, C. F.
Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 8, p. 12724-12773, 2019.
https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/viewFile/2863/3344
The impact of diesel price on upstream and downstream food prices: Evidence from São Paulo
Por: ZINGBAGBA, M. ; NUNES, R. ; FADAIRO, M.
Energy Economics, v. 85, p. 104531-15, 2019.
Beauty is not Only Skin Deep: Food Ethics and Consequences to the Value Chain
Por: Silva, Vivian Lara; Kasemodel, M. G. C.; Makishi, Fausto; Piao, Roberta de Castro Souza; Santos, Vinícius M.
Internext, v. 14, p. 286-303, 2019.
Brazilian Consumers’ Understanding and Recognition Ability on Organic Processed Food
Por: Fiori, Isabella Camargo; Kasemodel, Marcia G.; Makishi, Fausto; Nunes, Rubens; Valentin, Dominique; Favaro-Trindade, Carmen Silvia Silva, Vivian Lara.
Journal of Food Products Marketing, v. 1, p. 1-20, 2019.
https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10454446.2019.1683784?scroll=top&needAccess=true
Certificação florestal: acesso a mercado ou mercado de acesso?
Por: BRAGA, W.R.O.; SCALCO, A.R.; PIGATTO, G.
DRd – Desenvolvimento Regional em debate, v. 8, p. 180-197, 2018.
Denominações de origem e suas relações com as inovações sociais: Um Estudo de Múltiplos Casos da Produção Cafeeira do Cerrado Mineiro/Minas Gerais
Por: NAGAI, D. K. ; SANTINI PIGATTO, G. A. ; LOURENZANI, A. E. B. S. ; MORAES, N. R.
Perspectivas Contemporâneas, v. 13, p. 54-73, 2018.
http://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/2531
Food Industry and Processing Technology: On Time to Harmonize Technology and Social Drivers
Por: Silva, Vivian Lara; Sereno, Alberto M.; Amaral Sobral, Paulo José.
Food Engineering Reviews, v. 10, p. 1-13, 2018.
Value appropriation in Brazilian cattle industry
Por: DE OLIVEIRA, G.M. CALEMAN, S. M.Q;
CUNHA, C. F.; PUPERI, M.
British Food Journal, 2017.
https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/BFJ-10-2016-0478/full/html
Olhando fora da caixa: estratégia de diferenciação e governança de relacionamentos na indústria de alimentos
Por: Silva, Vivian Lara.
01. ed. São Paulo: Portal de Livros Abertos da USP, 2017.
http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/138
Fatores socioeconômicos que influenciam na disposição de consumidores em adquirir carne bovina com certificação de origem em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Por: RODRIGUES, D.; AURÉLIO, M.; PASCOTI, F. R.; CARVALHO, J.
Arquivos do Instituto Biológico, 2016.
http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/324796/1/S1808-16572016000100207.pdf
Following the trail of crumbs: A bibliometric study on consumer behavior in the Food Science and Technology field
Por: Kasemodel, M.G.C.; Makishi, Fausto; Piao, Roberta de Castro Souza; Silva, Vivian Lara.
International Journal of Food Studies, v. 5, p. 73-83, 2016.
Custo de transação e mensuração na escolha da estrutura de governança entre supermercados e produtores agrícolas convencionais e orgânicos no Brasil e nos EUA
Por: CUNHA, C.F.; SAES, M.S.M.; MAINVILLE, D.Y.
Gestão & Produção, v. 22, n. 1, p. 67-81, 2015.
El continuum de la colaboración como herramienta estratégica para la sustentabilidad de las organizaciones
Por: DE TOLEDO PITOMBO, T.D. et al.
Invenio, v. 17, n. 33, p. 103-113, 2014.
Análise da complexidade nas estruturas de governança entre supermercados e produtores agrícolas convencionais e orgânicos no Brasil e nos Estados Unidos: a influência do custo de transação e de mensuração
Por: CUNHA, C.F.; SAES, M.S.M.; MAINVILLE, D.Y.
Revista de Administração (São Paulo), v. 48, n. 2, p. 341-358, 2013.
Prácticas de responsabilidad social adoptadas en Brasil por empresas minoristas y de servicios de distintos tamaños
Por: GIULIANI, A.C. et al.
Invenio., v. 21, 2012.
https://www.ucel.edu.ar/images/2018/PDF_UCEL/Invenio_29_Noviembre_2012.pdf
Food-Retail Development and the Myth of Everyday Low Prices: The Case of Brazil
Por: MONTEIRO, G. F. de A.; FARINA, E. ; NUNES, R.
Development Policy Review (Print), v. 30, p. 49-66, 2012.
Consciência ecológica e atitudes dos consumidores: um estudo exploratório sobre seus impactos diante de produtos e marcas
Por: MONTEIRO, T.A. et al.
Revista de Administração da UNIMEP, v. 10, n. 3, p. 183-198, 2012.
Impactos da consciência ecológica sobre atitudes do consumidor diante de produtos e marcas
Por: MONTEIRO, T.A. et al.
Revista Brasileira de Marketing, v. 11, n. 2, p. 3-17, 2012.
Percepção sobre atributos de sustentabilidade em um varejo supermercadista
Por: CUNHA, C.F.; SPERS, E.E.; ZYLBERSZTAJN, D.
Revista de Administração de Empresas, v. 51, n. 6, p. 542-552, 2011.
Beef consumption pattern in Brazil
Por: SPERS, E. E.; BURNIER, P. C.; LUCCHESE-CHEUNG, T..
IntechOpen, Meat and Nutrition, p. 1-19, 2021.
Food Retail Strategy and Policy in Brazil: Heterogeneous Retail Formats and Competition
Por: MONTEIRO, G F de A.; FARINA, E.; NUNES, R.
1 ed.Oxford: Routledge, 2014, p. 124-156.
ISBN-10 : 0415730872 ISBN-13: 978-0415730877
Certificação para a Fruticultura como Estratégia de acesso a Mercados
Por: LOURENZANI, A.E.B. S.; LOURENZANI, W. L.; PIGATTO, G.
Agronegócio: panorama, perspectivas e influência do mercado de alimentos certificados.
1 ed.Curitiba: Appris, 2012, v. 1, p. 71-84.
Produção agrícola e colheita
Iniciativas que trazem impacto positivo na redução das perdas de alimentos do campo até a colheita. Exemplos de perdas nestas etapas podem ser danos mecânicos provenientes de quedas ou manuseio incorreto dos alimentos, separação de frutas e legumes considerados “imperfeitos” para comercialização, etc.
Armazenamento e transporte
Iniciativas que trazem impacto positivo na redução das perdas de alimentos nas etapas de armazenamento e transporte do campo até as etapas de processamento ou distribuição. Por exemplo, nestas etapas são perdidos alimentos por falta de instalações adequadas de armazenamento e transporte, problemas na refrigeração, embalagens inapropriadas para a armazenagem e para o transporte, entre outros.
Processamento
Iniciativas que trazem impacto positivo na redução das perdas de alimentos na etapa de processamento. Por exemplo, as perdas envolvem a segregação de alimentos considerados inadequados para o processamento, falhas operacionais, desperdícios em razão de recortes estéticos nos alimentos, etc.
Distribuição (atacado e varejo)
Iniciativas que trazem impacto positivo na redução do desperdício de alimentos nos canais de comercialização de alimentos, incluindo varejo (supermercados, hortifrutis, entre outros) e os serviços de alimentação (restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis, escolas, entre outros). Nesta etapa ocorrem desperdícios em função de falhas na conservação com alimentos em processo de degradação considerados inaptos para a comercialização, produtos considerados fora do “padrão” de comercialização, manuseio incorreto, variações inesperadas da demanda, entre outros.
Consumo (lares e serviços alimentares)
Iniciativas que trazem impacto positivo na redução do desperdício de alimentos na etapa de consumo (consumidor final). Vários fatores podem ocasionar desperdícios no consumo, tais como a falta de planejamento na compra, estocagem inapropriada, manuseio incorreto dos alimentos, porções muito grandes nos restaurantes, entre outros.